terça-feira, março 03, 2009

Ponto electrão



O projecto “Escola Electrão” é um projecto da AMB3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, do qual a nossa Escola é parte integrante.
Este projecto consiste numa iniciativa que inclui uma acção de recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos em fim de vida, que não devem ser depositados no lixo comum, por possuírem componentes altamente prejudiciais para o meio ambiente.
Trata-se de um concurso no qual participam 382 escolas de todo o país.
O ponto electrão será colocado na nossa Escola na semana de 12 a 19 e Março
Os equipamentos podem ser trazidos para a nossa Escola e colocados, a partir do dia 12 de Março, junto ao pavilhão desportivo, em frente à sala 33.
Todos os REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) podem ser depositados no Ponto Electrão, excepto as lâmpadas e os REEE de grande dimensão que não possam ser introduzidos através da abertura do ponto electrão (55cm x 55cm).
Existem várias categorias de REEE, tais como:
· Grandes electrodomésticos (frigoríficos, placas de fogão eléctricas, radiadores etc.)
· Pequenos electrodomésticos (Aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, máquinas de barbear, etc.)
· Equipamentos Informáticos e de telecomunicações (Computadores, ratos, teclados, telemóveis, impressoras, copiadoras, etc.)
· Equipamentos de Consumo (Aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo, instrumentos musicais, etc.)
· Equipamento de Iluminação (Lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas de descarga de alta intensidade, lâmpadas de sódio de baixa pressão, aparelhos de iluminação para lâmpadas fluorescentes, etc. (excepto lâmpadas incandescentes, de halogéneo, leds e infra-vermelhos)
· Ferramentas eléctricas e electrónicas (Berbequins, aparafusadores eléctricos, ferramentas de jardinagem)
· Brinquedos e equipamentos de desporto e lazer (Comboios eléctricos, consolas de jogos, jogos de vídeo, equipamentos desportivos eléctricos, etc)
· Aparelhos médicos (Centrifugas, agitadores magnéticos, medidores de pressão arterial, etc)
· Instrumentos de monitorização e controlo (Reguladores de aquecimento, detectores de fumo, termóstatos, etc)


A nossa escola já contribui para a reciclagem dos REEE para o Ponto Electrão, conforme algumas fotos em anexo!



Sem comentários: