terça-feira, março 03, 2009

SETFCQ - 2º Periodo

No decorrer do 2º Periodo temos vindo a desenvolver mais algumas actividades laboratoriais relacionadas mais uma vez com a água:

-> Determinação de cloretos em solução;
-> Determinação do CO2 livre;
-> Alcalinidade;
-> Determinação do oxigénio dissolvido;
-> Determinação do CBO5;



Realizamos ainda trabalhos sobre:


-> Fases de tratamento de uma ETAR (Pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário);
-> Diversos tratamento de residuos sólidos (Lixeiras, compostagem, aterros e inceneração).





Visita de estudo ao CTRSU





























































































































































Ponto electrão



O projecto “Escola Electrão” é um projecto da AMB3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, do qual a nossa Escola é parte integrante.
Este projecto consiste numa iniciativa que inclui uma acção de recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos em fim de vida, que não devem ser depositados no lixo comum, por possuírem componentes altamente prejudiciais para o meio ambiente.
Trata-se de um concurso no qual participam 382 escolas de todo o país.
O ponto electrão será colocado na nossa Escola na semana de 12 a 19 e Março
Os equipamentos podem ser trazidos para a nossa Escola e colocados, a partir do dia 12 de Março, junto ao pavilhão desportivo, em frente à sala 33.
Todos os REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) podem ser depositados no Ponto Electrão, excepto as lâmpadas e os REEE de grande dimensão que não possam ser introduzidos através da abertura do ponto electrão (55cm x 55cm).
Existem várias categorias de REEE, tais como:
· Grandes electrodomésticos (frigoríficos, placas de fogão eléctricas, radiadores etc.)
· Pequenos electrodomésticos (Aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, máquinas de barbear, etc.)
· Equipamentos Informáticos e de telecomunicações (Computadores, ratos, teclados, telemóveis, impressoras, copiadoras, etc.)
· Equipamentos de Consumo (Aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo, instrumentos musicais, etc.)
· Equipamento de Iluminação (Lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas de descarga de alta intensidade, lâmpadas de sódio de baixa pressão, aparelhos de iluminação para lâmpadas fluorescentes, etc. (excepto lâmpadas incandescentes, de halogéneo, leds e infra-vermelhos)
· Ferramentas eléctricas e electrónicas (Berbequins, aparafusadores eléctricos, ferramentas de jardinagem)
· Brinquedos e equipamentos de desporto e lazer (Comboios eléctricos, consolas de jogos, jogos de vídeo, equipamentos desportivos eléctricos, etc)
· Aparelhos médicos (Centrifugas, agitadores magnéticos, medidores de pressão arterial, etc)
· Instrumentos de monitorização e controlo (Reguladores de aquecimento, detectores de fumo, termóstatos, etc)


A nossa escola já contribui para a reciclagem dos REEE para o Ponto Electrão, conforme algumas fotos em anexo!



Ed.Física

Nestas aulas são abordadas diversas áreas temáticas. São ensinados diversos valores do dia-a-dia através do desporto. Solidariedade, o bem-estar da alma, a paz, procura da saúde plena.
As áreas mais abordadas neste momento são:
.Badminton
.Ginástica
.Testes de condição física
Derivado ao excelente grupo de jovens do tremendo e grandioso curso de Gestão Ambiental e ao seu empenho perante as aulas do professor João Bessa, nas aulas domina o bom comportamento colectivo e o respeito entre ambas as partes.

segunda-feira, março 02, 2009

Visita de Estudo à central de compostagem de Peroviseu

Dia 28 de Fevereiro de 2009 a turma de Gestão Ambiental realizou uma visita à central de compostagem e de tratamento de resíduos sólidos urbanos de Peroviseu do concelho do Fundão.
Os resíduos quando chegam à central pelos camiões passam numa báscula (balança), adequada para os mesmos, que pesa a quantidade de resíduos. Depois da recepção dos resíduos estes passam por vários processos de tratamento tais como: Tratamento físico, sala de fermentação, sala de afinação resultando daí um composto orgânico pronto a ser vendido como adubo.
Mais tarde fomos levados a observar a central de triagem, na qual os produtos são separados de acordo com as suas características principais (plástico, papel e cartão, electrodomésticos, aço).
Posteriormente observámos o aterro para onde são levados, todos os resíduos sem qualquer utilidade. Nesse aterro é produzido biogás que por não se apresentar em grandes quantidades não sofre tratamento. Espera-se realizar esse tratamento de biogás no futuro aterro que está a ser construído. O aterro em exploração tem um sistema de drenagem incorporado perto da camada que impermeabiliza o solo de modo a captar as águas lixiviadas (a própria decomposição dos resíduos produz uma água altamente tóxica). Essas águas são tratadas numa ETAL (Estação de Tratamento de Águas Lixiviadas), pelos processos de osmose inversa e ultra-filtração, sendo posteriormente utilizadas para rega e lavagem de máquinas.
Ao finalizar a visita foi-nos mostrado o futuro aterro da instituição, preparado para uma vida útil de 25 anos, onde será incorporado posteriormente um sistema de recolha e queima de biogás.