sexta-feira, janeiro 30, 2009

ÁGUAS DA COVILHÃ

No passado dia 27 de Janeiro, a turma acompanhada pela professora de OETAR, deslocou-se às instalações das Águas da Covilhã, onde lhe foi transmitido o leque de informações que se segue:
1 - Abastecimento de Água
No concelho da Covilhã, o abastecimento de água é feito a partir:
- do sistema principal da barragem Cova do Viriato para doze sub-sistemas;
- de sete sistemas localizados e individuais para sete freguesias e;
- de um sistema localizado que abastece duas freguesias (com cinco localidades).
A Águas da Covilhã, EM gere, no concelho da Covilhã, um total de 66 reservatórios, 12 estações elevatórias e uma E.T.A..
Calcula-se que cerca de 98% da população residente é servida pelo sistema de abastecimento público de água, e 2% não servida, porque residem em zonas rurais.
2 - Drenagem e Tratamento de Águas Residuais
O concelho da Covilhã está servido com rede de drenagem de esgotos em 90% da zona urbana de todas as freguesias.
Já estão construídas, e em pleno funcionamento, 30 E.T.A.R.(s) de vários tipos de tratamento.
Está a ser elaborado na Águas da Covilhã, EM o projecto para a E.T.AR. das Penhas da Saúde, a fim de ser construída a respectiva obra de imediato.
Calcula-se que mais de metade da população residente é servida pelo sistema de tratamento de águas residuais.

Nesta deslocação os alunos visitaram:
- o Museu, onde puderam identificar muito do equipamento estudado no currículo da disciplina, bem como maquetas representativas das fases do tratamento da água para consumo humano e águas residuais;
- o laboratório de análises de águas, onde decorriam vários ensaios;
- gabinetes de controlo e qualidade, com explicação detalhada do processo de Telegestão utilizado na empresa;
- zonas de Operação e Manutenção da empresa, designadamente zonas de stock, de manutenção, e frotas para os vários sectores(águas, RSU, espaços verdes).

quinta-feira, janeiro 22, 2009

"Os 10 mandamentos da Água


Amarás a Água como o bem mais singular do nosso belo planeta azul.

2º Não esbanjarás a Água do planeta azul em vão.

3º Respeitarás os rios e o seu curso porque eles encerram tesouros de vida, beleza e harmonia que foram confiados à tua guarda.

4º Honrarás o pai oceano e a mãe fonte porque no seu seio foste gerado.

5ºNão sonegarás aos vindouros o direito a usufruir da Água já que sem ela não poderão sobreviver.

6º Protegerás a pureza da Água não só nas palavras como nos actos.

7º Não furtarás a Água do teu vizinho pois não és dono da grande casa do mundo.

8º Não inventarás falsas desculpas, nem te refugiarás na ignorância; o conhecimento do ciclo da Água está ao teu alcance e perpetuá-lo é o teu dever.

9º Não degradarás a Água enquanto ancestral fonte de prazer e inspiração nem enquanto promessa viva de novas riquezas.

10º Não privarás os seres aquáticos que nela vivem, agindo como patrão da natureza quando és apenas um elo na sua cadeia.

Fundação Nova Cultura da Água
Novembro de 2000"

GSTA (Gestão de Sistemas De Tratamento Ambiental)

No âmbito desta disciplina inicialmente começámos por abordar conceitos técnicos relacionados com o ambiente, tais como:

-Ambiente
-Qualidade de Vida
-Desenvolvimento Sustentável
-Impacto Ambiental
-Meta Ambiental
-Política Ambiental


Posteriormente aprendemos o que é um SGA (Sistema de Gestão Ambiental), como implementá-lo, as vantagens da sua implementação e em que consiste a verificação e certificação.

Neste momento estamos a aprender qual o melhor referencial a escolher para a implantação de um SGA, entre:

-EMAS, Sistema Comunitário de ecogestão e editorias.
-ISO (Internacional Organization for Standardization), e suas normas (ISO 9001, ISO 14001)

Fernando Pessoa

O que estudamos nós
em língua Portuguesa?
histórias de lendas
mitos e proezas.

E a "mensagem" de Pessoa
já existe há tanto tempo
e mesmo assim,
adequa-se ao presente momento.

Uma mensagem de esperança
para o povo Lusitano
superiorizando-o perante
qualquer outro ser humano.

Todos os alunos atentos e empenhados
para entender a sabedoria de Pessoa
Nasceu em S.Carlos, estudou em
África e morreu em Lisboa.


Luís Oliveira

segunda-feira, janeiro 19, 2009

HSST

A disciplina de HSST (Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho), visa preparar os alunos do CEF de Gestão Ambiental para um bem-estar durante o trabalho bem como elucidá-los dos problemas que podem surgir de uma má prática laboral. Permite aos alunos adquirir ideias base sobre o tema, bastante úteis no futuro.

Química

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira que os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Além disso fala sobre conceitos fundamentais como estados da matéria, substâncias e misturas, átomos, elementos, compostos, moléculas, iões, energia química, reacções químicas, leis da química.
Na nossa aula são praticados alguns procedimentos como, por exemplo, titulações…

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Biologia

A disciplina de biologia tem como objectivo o desenvolvimento e conhecimento a nível biológico, de extrema importância para o saber de todos os alunos.A biologia está completamente interligada à nossa existencia e a tudo o que nos envolve, o que torna esta disciplina cativante.A hereditariedade e o sistema nervoso sao os temas sobre os quais temos adquirido novos conhecimentos.

Português

A disciplina de Língua Portuguesa leccionada pela professora Ascensão Pires.
Nesta disciplina retratámos temas antigos como a gramática; analisámos a 1ª e 2ª parte da obra "Mensagem" de Fernando Pessoa. De modo a dinamizar as aulas a professora procurou incentivar-nos com um video com respectiva ficha de compreensão sobre o vídeo. Realizámos também várias fichas com recurso a músicas e poemas recitados.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Educação Física

Educação física representa a disciplina que tem como principal objectivo o desenvolvimento motor e psicológico do aluno.
A prática desportiva é essencial para o dia a dia do aluno, isto porque os alunos desinibem, se soltam mais e que lhes permite adquirir um bem-estar a nível físico e psicológico.
As aulas da nossa turma revelam-se muito activas e produtivas. Neste período podemos praticar andebol e ginástica, salientando-se ainda o empenho por parte dos alunos assim como também a dinâmica exercida pelo professor, João Bessa. O material utilizado ao longo destas actividades foram bolas de andebol, sinalizadores, colchões e aparelhos de ginástica, sendo também habitual a audição de música durante as aulas, o que permite uma melhor descontracção, não descuidando concentração por parte dos alunos.
Podemos ainda acrescentar alguns aspectos negativos, tais como, os balneários nos quais falta de secadores e aquecimento.
Apesar destes factores negativos, Educação Física é sem sombra de dúvida uma disciplina essencial para o nosso curso.

Apresentação da turma 91K!


OETAR (Operações de Estações de Tratamento de Águas e Águas Residuais)

No dia 26 de Novembro realizou-se uma visita de estudo á ETA da Capinha de modo a que os alunos visualizassem e compreendessem melhor o funcionamento de uma ETA.
Durante a visita um operador acompanhante explicou detalhadamente as várias fases do tratamento da água.

OSTRS ( Operações de sistemas de tratamento de resíduos sólidos)

OSTRS trata-se de uma disciplina que explora estratégias para o tratamento de resíduos sólidos.
Procurámos então, com arte e engenho, idealizar e realizar projectos de reaproveitamento de materiais sem uso; surgindo então a ideia de colocar novos ecopontos fabricados por todos os alunos para a reciclagem de materiais.
Mais tarde, já perto da época natalícia a turma de gestão ambiental realizou um presépio de modo a enfeitar a escola e acolher a época de comemoração do nascimento de Jesus Cristo, este, realizado com materiais que supostamente seriam levados para o lixo tais como, panos, garrafas, palha, etc

SETFCQ ( Sistemas e estações de tratamento, funcionamento controlo de qualidade)

Esta disciplina é uma das quatro disciplinas técnicas.

No âmbito desta disciplina são realizadas algumas actividades experimentais para por em prática a matéria leccionada, acerca dos parâmetros de controlo da qualidade da água.
Até ao momento foram realizadas as seguintes actividades laboratoriais:


-> Espectrofotometria
(Esta técnica consiste na determinação da concentração de uma dada solução, através do seu espectro visível, isto por comparação com o espectro de outras soluções e uma solução padrão (branco).)


-> Relação temperatura/pH
(Nesta técnica ao fazer-se variar a temperatura, o pH vai oscilar consoante o tipo de água em estudo, utilizando o LabQuest.)


-> Sólidos em suspensão
(Esta técnica consiste na determinação de sólidos totais em suspensão na água, utilizando a decantação e a filtração por vácuo.)


-> Titulação de precipitação
(Esta técnica consistiu na determinação da concentração de iões cloreto na água.)


-> Dureza da água
(Esta técnica, através de titulações de precipitação, possibilita determinar se uma água é macia, média ou dura, dependendo da concentração de iões magnésio e cálcio dissolvidos numa determinada água.)